jump to navigation

Clareza de pensamento 21/12/2009

Posted by Denise Alves in Meus.
Tags: , , , , , , , , ,
trackback

“O jornalismo é a escola de  formação e de
aperfeiçoamento para o escritor, isto é, para o indivíduo que
sinta a compulsão de ser escritor. Ele  ensina a concisão, a
escolha das palavras, dá noção do tamanho do texto, que não
pode ser nem muito curto nem muito espichado. Em  suma, o
jornalismo é uma  escola de clareza de linguagem, que exige
antes clareza de pensamento”.

Drummond em Pena de aluguel: escritores e jornalistas no Brasil.

Já notou que exite pessoas que falam muito bem mas na hora de escrever ‘trava’? Isso nunca foi tão claro pra mim quanto no dilema fazer uma ligação ou mandar um SMS? Descobri como torno-me avarenta com as palavras diante daqueles 190 caracteres que meu celular me oferece para dizer tudo o que tenho para falar se não quiser ser cobrada em mais 0,59 centavos.

A primeira versão da mensagem tem 220. Não pode!!!! tem que caber no espaço da primeira mensagem. Volto, dou uma revisada… esse ‘que’ pode ser omitido. Esse ‘porque’ pode ser abreviado. Esse ‘mas’ é realmente desnecessário. E aquela palavra gigante deve ser substituída por um sinônimo mais curto! A língua portuguesa nos permite esses luxos!!!

E nessa ginástica para colocar tudo num espaço limitado, percebo como usamos mal as palavras. Como num discurso falado elas são jogadas a torta e a direita sem o menor respeito pelos seus significados, pela sua necessidade ou importância. Talvez se falássemos menos e escrevêssemos mais criaríamos, como diz Drummond, clareza de pensamento, objetividade no se expressar. Usaríamos menos palavras e literalmente pensaríamos antes de dizê-las ou melhor, escrevê-las.

Com o benefício extra de poupar dinheiro com a conta do celular. Afinal uma mensagem compacta com todas as informações necessárias para o meu recado de 190 caracteres me custou 0,59 centavos a mesma ligação com as interrupções do interlocutor não sairia por menos de 1,70 o minuto!!! Quase 3 vezes mais!!!! Pense meu filho, pense!!!!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

