jump to navigation

Robôs de internautas disputam concurso na web 23/07/2008

Posted by Denise Alves in ciência, Tecnologia.
trackback

O período de inscrição já passou, mas fica aqui a dica para o próximo ano!!! rsrsrs

———————————————————–

“Os robôsnunca dominarão o mundo se não nos levantarmos do sofá para fazê-los!” É assim que o site Instructablescomeça a apresentação de seu concurso de robôs, que premia criações de internautasem uma votação também feita por internautas.

Os concorrentes podem participar com robôs prontos ou ainda em desenvolvimento – o importante é poder discutir seu processo de criação, que é geralmente bastante elaborado. Por isso, é preciso enviar não apenas a imagem do resultado, mas registros em foto ou vídeo de cada etapa da produção. É possível, ainda enviar apenas uma parte do processo, caso ele ainda não esteja finalizado.

Além disso, o site pede para que os usuários compartilhem seu conhecimento com os outros, explicando como fizeram cada detalhe.

 

Os robôs podem ser autônomos, parcialmente autônomos ou controlados remotamente, e classificados em uma ou mais das seis categorias: Locomoção (como ele se move), Manipulação (como ele manipula objetos), Cérebro (sistema de controle), Sensores(como ele coleta dados), Estética (aparência do robô), Reaproveitamento e Reciclagem (uso de materiais reciclados na fabricação).

Premiação
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho, inclusive por brasileiros – a desvantagem é que concorrentes de fora dos Estados Unidos não podem ganhar o Grande Prêmio. É preciso, também, cadastrar-se no site. Os robôs inscritos até agora já estão disponíveis no site, com descrição e imagens. Para dar seu voto, basta fazer um registro gratuito na página, e pode-se votar em mais de um concorrente, além poder postar comentários. A votação termina no dia 17 de julho, e o resultado deve ser divulgado no dia 22.

O vencedor do Grande Prêmio ganhará uma viagem para o RoboGames 2009, evento anual de robótica em São Francisco, na Califórnia. O primeiro prêmio (um vencedor) ganhará um kit com o robô RoboPhilo Walking Android. O segundo prêmio (cinco vencedores em cada categoria, num total de 30) será um kit com camisetas e adesivos.

De Elvis a Wall-E
Entre os concorrentes que já estão no site, alguns surpreendem pela engenhosidade e sofisticação técnica, enquanto outros, bem mais simples, chamam atenção pela criatividade.

O usuário “GWJax”, por exemplo, enviou um projeto chamado Elvinator, uma cabeça que se move e é uma mistura de Elvis Presley com o personagem de cinema Terminator – ou Exterminador do Futuro, como é conhecido no Brasil. Aqui, as dificuldades técnicas não foram apenas relacionadas à robótica, mas também a como modelar o rosto do Elvinator, por exemplo.

Outro usuário, identificado como “cesarscavone”, diz que é brasileiro e explica como elaborou um “combo” de pen drives em uma caixa de pastilhas de menta.

O mais votado até o fechamento desta reportagem era o robô Wall-E, inspirado no personagem do filme de animação digital de mesmo nome, atualmente em cartaz em cinemas brasileiros. O simpático robozinho, ainda em desenvolvimento, foi construído com o que o criador “4mem8” encontrou em casa. Agora, um amigo está ajudando com a programação.

Por enquanto, o Robot Contestjá tem 37 inscritos, que podem ser vistos (e votados) no site do concurso: http://www.instructables.com/contest/robotcontest.

 
Redação Terra
Anúncios

Comentários»

1. Tadeu Ferreira Oliveira - 28/07/2008

Instructables.com é um ótimo site! Eu sou fã! Eu queria mesmo era ter coordenação motora pra fazer algum dos itens lá 😦


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: