jump to navigation

Universidade cria projetor holográfico 05/07/2008

Posted by Denise Alves in ciência, Tecnologia.
trackback

 

Sistema gera imagens que parecem flutuar no ar e podem ser vistas de qualquer ângulo, sem óculos especiais – por : Rafael Rigues

Pesquisadores do Laboratório Gráfico (Graphics Lab) da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, desenvolveram um novo sistema de projeção de baixo custo capaz de gerar imagens tridimensionais que parecem “flutuar” em pleno ar.

O sistema consiste em um projetor comum, modificado com uma placa de controle especialmente desenvolvida e ligado a um computador. As imagens são projetadas sobre um espelho giratório inclinado a 45 graus, e redesenhadas 20 vezes por segundo.

Uma câmera acoplada ao projetor determina a altura e posição do observador em relação à “tela” e ajusta a imagem exibida de acordo. Ou seja, é possível ver a imagem de lado, de cima ou por baixo, como se ela fosse um objeto real. Ao contrário de outros sistemas holográficos, neste o usuário não precisa de óculos especiais para ver a imagem.

No ano passado, um protótipo do projeto ganhou o prêmio de “Melhor Tecnologia Emergente” na SIGGRAPH 2007, a mais importante conferência sobre computação gráfica em todo o mundo.

Ainda não há previsão de comercialização, mas a tecnologia, conhecida como “Display Volumétrico”, é de grande interesse em áreas como indústria aeronáutica (para visualização de peças de aviões antes que elas sejam construídas), médica e militar.

 

 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: