jump to navigation

Do Lixo para o Luxo 20/02/2008

Posted by Denise Alves in Meio Ambiente, Tecnologia.
trackback

São tantas as novidades… Uma nova linha de computadores, um processador mais avançado que não é compatível com sua placa mãe o que acaba lhe forçando a trocar as memórias, então é melhor comprar logo outro mesmo… sem falar nos celulares, primeiro com Fm, depois com Infravermelho, agora é Bluethooth, e as câmeras integradas de 1.3m já pode chegar aos 5!!! Você não pode ficar pra trás, tem que trocar, comprar o mais novo, se atualizar..fazer um Upgrade!!!

Mas, o que acontece com o antigo? Ele está funcionando, não possui nenhum problema – a não ser lhe deixar com cara de dinossauro, é claro! É bom lembrar que aquilo que pra gente não tem mais utilidade, pode ser para outros a única chance de possuir determinado aparelho eletrônico. Entendendo isso, principalmente no Brasil onde os que possuem computador em casa com acesso a banda larga constituem cerca de 3% da população – fazemos parte da elite!!! – a cultura da doação deve ser cultivada.

Antes doávamos só nossas roupas e calçados em bom estado, alguns talvez os livros e antigas coleções, hoje são aparelhos eletrônico que vão do celular à geladeira. Mas vale ressaltar: Só doe o que está em estado de USO.Empresas que são meio obrigadas a trocar de equipamentos com periodicidade tem encontrado nas doações destinos para aquilo que seria por elas considerado ‘lixo’  e para outros: escolas, Ongs, Centros Comunitários, é a entrada no mundo digital.

Já existem muitas iniciativas no Brasil nesse sentido. Escolas de Fortaleza e Ceará recebem constantemente doações de computadores, uns em bom estado outros nem tanto, que passando por um conserto ficam novinhos em folha e servem como alternativa para que esses mesmo equipamentos não sejam descartados a céu aberto, causando grave impacto ambiental e destituindo crianças de terem o primeiro contato com a era digital.Porque por incrível que pareça – para aqueles que já nasceram com computador em casa – ainda existem pessoas nesse Brasil, aqui em Aracaju, que nunca tocaram em um computador,  que nunca tiveram um celular mesmo parcelado para 10X, porque não tem cartão de crédito, e não tem, por que não possuem emprego…

Por incrível que isso possa parecer, isso acontece!Então vamos abrir mais os nossos olhos, a ponto de contemplar a necessidade do outro, que pode ter, naquilo que descartamos, o início de uma nova etapa. Ah! Você nao tem um computador para dar agora?! Então talvez você tenha alguma roupa, algum calçado, alimentos, livros… sabe… aquilo que está encostado a tempos e que você nunca mais usou e não sabe o que fazer com ele, pois é DOE, encontre alguma instituição próxima de você e faça uma boa ação, você ajuda alguém e o meio ambiente agradece.

Para quem quiser ver mais, acesse:  

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM673454-7823-LIXO+ELETRONICO,00.html 

Até mais!!!

Anúncios

Comentários»

1. Anderson Ribeiro - 21/02/2008

Denise, é verdade. Mas parece que mesmo entulhando as gavetas, cômodas e estantes, fica mais difícil ‘largar’, livrar-se de aparelhos eletrônicos, como se eles fossem bens mais duráveis do são de fato. Uma espécie de apego desenfreado, ensandecido por um objeto que não nos veste e que custou mais caro e não se nota, em sua aparência, que ele está ultrapassado. è mais ou menos isso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: