jump to navigation

O que é verdade afinal? 12/02/2008

Posted by Denise Alves in ciência.
trackback

Açucar  X Adoçante

A Seguinte notícia foi publicada ontem:

—- 

“Estudo diz que adoçante pode engordar mais que açúcar

Um estudo realizado em ratos nos Estados Unidos sugere que a ingestão de sacarina – tipo de adoçante usado principalmente em refrigerantes dietéticos – pode provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias.
Após cinco semanas, os ratos que consumiram a sacarina ganharam 88 gramas, enquanto os que ingeriram glicose tiveram um aumento de peso de 72 gramas – uma diferença de mais de 20%.

“Os resultados claramente indicam que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos”, diz o estudo.”

—– 

São tantas as pesquisas, tantos os resultados, que de primeira mão fica difícil saber quem está falando a verdade ou não. Primeiro açucar engorda, causa diabetes, mata, então use adoçante. Agora até o adoçante não é mais tão gente boa quanto parecia, tanto na semelhança dos resultados de gordura quanto nos efeitos colaterais suspeitos que só o tempo dirá que ele realmente provoca – dizem que causa câncer! como saber né?

Cabe ainda considerar que as informações não são publicadas destituídas de significado – coisa que todo jornalista sabe, pois a imparcialidade é um mito perseguido – assim também ocorre com as divulgações científicas. Não é apenas a informação que conta, deve-se considerar prioritariamente a fonte dessa informação, os interesses por trás dela.

Quem patrocinou essa pesquisa? Foi uma indústria açucareira que tem interesses que o adoçante seja descredibilizado? – não estou dizendo que seja, é apenas uma suposição – ou foi um instituto desprovido de interesses particulares? Será que esse estudo já está concluido ou essa informação faz parte da suspeita da pesquisa e não foi comprovada totalmente?

São perguntas a serem feitas diante das mais recentes “descobertas” do mundo científico, pois como diz a propaganda do canal Futura, o conhecimento se recicla e pode ser que no final cheguemos a uma conclusão inesperada! Pode ser que realmente o açucar não seja o vilão e o adoçante o moçinho, como também pode ser que não. E isso requer muita pesquisa antes de qualquer afirmaçao apressada em busca de interesses particulares.

Até na ciência e nos métodos científicos, as coisas podem ser relativas!

E você o que acha dessas “novidades”? Comente!
 

Anúncios

Comentários»

1. patricia luz - 21/05/2008

Eu concordo com voce, quando diz que não devemos nos basear em apenas uma pesquisa, a midia deveria ser mais cautelosa ao dar uma informação baseada em apenas um estudo para a população que não tem condiçoes de uma analise critica e interpretação cientifica de dados de pesquisa, pois isso pode causar grande impacto para as pessoas que fazem uso desses adoçantes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: